Recomenda-se: Ushio e Tora


Gênero: Ação, Comédia, Sobrenatural

Ushio e Tora (うしおととら = Ushio to Tora) é uma série de mangá criada por Kazuhiro Fujita, que narra a história de Ushio Aotsuki, filho de um sacerdote que acidentalmente liberta uma criatura mística com uma aparência que lembra um tigre apelidada por ele de Tora. No decorrer da jornada, ele ainda tem que aprender a controlar um artefato lendário pelo qual todos temem seu poder conhecido como Lança da Besta e lidar com as consequências de suas ações.

FICHA TÉCNICA

MANGÁ
No Japão
Revista: Weekly Shonen Sunday
Editora: Shogakukan
Período: 1990 - 1996
Número de volumes: 33

No Brasil
Não publicado até o momento



ORIGINAL VIDEO ANIMATION (OVA)
Estúdio: Pastel
Número de episódios: 10
Data de Lançamento: 11 de Setembro de 1992 - 01 de Agosto de 1993

ORIGINAL VIDEO ANIMATION (OVA)
Estúdio: Pastel
Número de episódios: 01
Data de Lançamento: 01 de Outubro de 1993

SÉRIE DE ANIME PARA TV
Estúdio: MAPPA e Studio VOLN
Emissora de TV que foi exibido: Tokyo MX, SUN, KBS, TVA, BS Fuji
Número de episódios: 39
Período de exibição: 03 de Julho de 2015 - 24 de Junho de 2016
Estréia no Brasil: não exibido até o momento

3ª abertura do Anime - Shuukawari no Kiseki no Shinwa por Kinniku Shoujo Tai


1º Encerramento do Anime - HERO por Sonar Pocket


IMPRESSÕES
Um respiro de alívio foi o que senti ao assistir Ushio e Tora, a gente sempre acha que já viu muita coisa e é gratificante ser surpreendido com um material que já é relativamente antigo, afinal fazem quase trinta anos de sua estréia na Shonen Sunday. Fico admirado como os mangás relevantes desta revista são bons em construir personagens com laços tão sólidos, com narrativas que crescem gradativamente sem perder o controle e que são coerentes com todo o mundo construído ali. Meu contato foi somente com o anime, que cobre o mangá do início até o fim de maneira muito dinâmica e com ótima qualidade de animação, mesmo com o traço do autor sendo um pouco datado para a atual realidade, mas isso fica em segundo plano quando vemos uma aventura sobrenatural tão simples que explora a relação entre o mundo dos humanos e youkais, tão presentes nos contos orientais, além do grande antagonista, o lendário Hakumen no Mono, causador dos grandes conflitos da história.

Mais do que um mangá de qualidade, após conhecer entendi porque ele é considerado como um dos grandes títulos de sua época, ele explora muito a questão da força da amizade, da vontade de proteger o que lhe é mais precioso, ou seja, seus entes queridos e amigos, e que nada é possível sem a ajuda do outro, temas tão recorrentes nos mangás de ação e aventura das última décadas décadas, sendo que até então o que tínhamos de referência na década de 80 e 90 era os grandes hits como Hokuto no Ken e Dragon Ball que a atenção era voltada para a força individual do que a coletiva.

Não só como a temática, Ushio visivelmente influenciou títulos posteriores como Inu-Yasha, Naruto, Bleach e outros por possui personagens e situação muitos semelhantes, mas por não ter ampla popularidade como merece, muitos não sabem sobre essas felizes coincidências. Enfim, Ushio e Tora vale muito a pena ser conferido, por ter tantos elementos que já conhecemos e que consegue prender a atenção até o final por torcermos pelos personagens e ter uma história que retrata uma relação tão peculiar entre um garoto e um monstro milenar.


Até a próxima!

Comentários