Free Talk 102 - Água


Nunca pensei que diria isso, mas: Chuva, cadê você? Estamos aqui só pra te ver!!

O ser humano é a criatura mais bizarra do planeta (do Universo não podemos falar, talvez tenham outras formas de vida por aí), quando tem demais não valoriza, deixa de lado; quando falta ou perde, fica chorando as pitangas no bar... Não vou entrar nos detalhes técnicos da Crise da Água, mesmo porque não sou biólogo, técnico em saneamento ou governador, só gostaria de entender melhor esse alarde todo pela falta de água nos reservatórios e a percepção dos envolvidos nesta problemática de verão.

A maioria dos recursos naturais são limitados, isso aprendemos lá no ensino fundamental (põe fundamental nisso), animais, vegetação, petróleo, tem suas particularidades e precisam de ambientes, condições e ciclos para se apresentarem nas quantidades que conhecemos. A água não é diferente destes citados, por mais abundante que ela seja na natureza e no corpo humano, caso o ciclo hidrológico seja afetado em uma de suas etapas, ela não conseguirá voltar para natureza conforme o esperado, aí começa o problema que estamos passando em algumas localidades.

O excesso de poluição, falta de precipitação pluviométrica (leia-se chuva), um período de estiagem mais longo do que o esperado, falta de planejamento para esse fator surpresa e o consumo enlouquecido da população responde a toda essa choradeira para a falta de água nos reservatórios. No Brasil não nos importamos com isso porque aqui tem (tinha?) água doce em abundância, coisa que em outros países do mundo sequer é imaginado; tomar banho todo dia e lavar carro com mangueira é nossa exclusividade.

O descuido é um dos maiores inimigos da humanidade, caso prosseguirmos de mãos dadas com ele vai chegar um dia que seremos largados a própria sorte e sem poder tomar um banho para tirar o fedor do descuido, então para de gastar água sem precisar!

Até a próxima!

Comentários