Free Talk 71 - Darkness


A partir daqui teremos uma sequência de abordagens mais sombrias, a ideia não é tornar isso em um blog emo, gótico ou depressivo, creio que escrever sobre momentos negativos é interessante para refletirmos como a vida é cheia de altos e baixos, e nem sempre estamos com a disposição para fazer piadas sem graça como sempre faço aqui. Não estou escrevendo também porque estou com raiva ou algo assim, acho que qualquer um de nós passamos por um ou mais períodos na vida que nada funciona, a esperança e a fé parece ser a única coisa na qual podemos nos agarrar, quando o futuro parece mais incerto do que o sucesso da Copa do Mundo de 2014, aquela sensação de estar perdido e sem alternativas para sair da escuridão do pessimismo engessa uma reação agressiva contra os problemas.

Soluções não caem do céu como granizo e "marcas" de pombos, devemos encontrar (sozinhos na maioria das vezes) o caminho para a certeza, sempre terá mais pessoas para apontarem os seus erros e debocharem de seus pontos fracos do que aquelas que se importam com o que você está passando e que de alguma forma tentam ajudar, mesmo que seja apenas ouvindo as lamúrias que carregamos. Às vezes penso ingenuamente que se tivemos um manual entitulado "Como sobreviver nesse mundo insano" não precisariamos nos agarrar as palavras sorte, coincidência, acaso e destino, só que esse livro com instruções nós mesmos escrevemos no decorrer das experiências vividas e a impressão do mesmo depende de como lidamos com tudo e todos que surge a nossa frente.

Ter e esperança de que tudo será resolvido é o primeiro passo para chutar o desespero de não conseguir lidar com uma situação horrível, não basta ter os dois, determinação e atitude são dois fatores que ajudam aguentar todo o fardo. Na depressão, por exemplo, não é sempre que a pessoa que está sofrendo consegue sair sozinho da condição de tristeza profunda, a ajuda externa é essencial para identificar o drama. Muito se confunde uma pessoa triste e com problemas como um depressivo, e a maioria dos casos não é nada disso, trata-se apenas de um momento difícil que se está passando; porque se não pensarmos dessa maneira, toda a humanidade sofre de depressão crônica.

A escuridão está presente na vida daqueles que não se atentam a essas coisas que falei acima, não tem um suporte e nem condições para ser um humano normal com condições de seguirem suas escolhas, querendo ou não, problemas existem e sempre existirão, um dos principais detalhes que nos diferencia uns dos outros é como lidamos com eles.

Até a próxima!

Comentários